Indústria 4.0

Em se falando das revoluções industriais, tanto a primeira, quanto a segunda e a terceira, foram identificadas depois que aconteceram, porém a indústria 4.0 dizemos que é um fenômeno que está previsto, começamos a perceber todo o seu potencial e o que pode-se alcançar com este potencial. Muitas novas startups já estão começando neste novo modelo e/ou adaptadas para este modelo e tecnologia.

A essência da indústria 4.0 é esta, a integração e intercomunicação das coisas e insumos, até mesmo com decisões automáticas do próprio sistema, de como aumentar a produção ou diminuir a produção. Este fenômeno chegou primeiro em geral, nas casas e nas mãos das pessoas, pois muitas indústrias ainda estão presas ao antigo modelo de produção. Então esta produção proporcionada pela indústria 4.0, interliga diferentes partes, como o usuário final, fornecedores e parceiros principalmente.

Por fim este fenômeno permite uma conexão entre o “mundo real” e o “mundo virtual”, ocasionando maior integração entre homem e máquina. Provavelmente ela produzirá empregos, porém muitos empregos poderão não existir mais em um pequeno espaço de tempo. As pessoas terão que investir em qualificação profissional, até mesmo o gari necessita atualmente aprender e qualificar-se profissionalmente, ler equipamentos modernos nas ruas e trânsito no dia a dia.

Então a Internet Industrial das Coisas exige e exigirá a nova compreensão do modo de pensar das novas gerações de pessoas que estão nascendo, pois até mesmo o jeito de pensar está tornando-se diferente do que era há algum tempo atrás.

Obrigado por visitar nosso portal!

X